quarta-feira, 21 de junho de 2006

Jesus Cristo e' o senhor



Confesso que estava muito céptico. Sendo um fã dos livros de vampiros e bruxas da Anne Rice, quando soube que o próximo livro dela seria uma "auto-biografia" de Jesus, fiquei de pé atrás. Aliás, com os dois pés bem lá para trás. Os últimos livros da senhora já se podiam definir como "derrapanço literário" por isso tudo levava a crer que agora é que era o bater no fundo do poço.
Afinal não.
É certo que os vampiros e as bruxas já tinham dado o que tinham para dar (e os fantasmas e as múmias também) e que a viragem é um bocadito para o inesperado, mas se calhar faz bastante sentido. Jesus é daquelas coisas em que, tal como os vampiros e as bruxas, há quem acredite neles, mas nunca nos afectam directamente no dia a dia.
Como sempre achei Jesus uma personagem interessante, embora mal compreendida (principalmente pela igreja católica), dei o benefício da dúvida e lá comecei a ler o livro.
Tiro o chapéu à senhora Rice. Um livro escrito do ponto de vista de Jesus aos 7 anos de Idade não era um desafio fácil e ela sai-se airosamente e com direito a medalhas. Fico ansiosamente à espera dos próximos volumes. E isto sim é um feito, tendo em conta que é um história em que toda a gente sabe que o herói morre no fim (e ressuscita para a sequela).
Mas por enquanto: Viva o menino Jesus!

PS - Entretanto fiquei contente de saber que "Cry to heaven", o livro de Anne Rice sobre cantores castrados na Itália do séc. XVIII com um gosto particular em entupir a garganta com o instrumento do parceiro, vai ser finalmente adaptado ao cinema.
Depois de "Entrevista com o vampiro" no ter proporcionado umas beijocas Brad Pitt - Tom Cruise e Brad Pitt - António Banderas, aguarda-se com espectativa o anúncio do elenco para mais um devaneio apaneleirado com muita renda, cetim e ópera.

4 comentários:

João M disse...

qual é o teu livro preferido da Anne Rice?

Daniel J. Skråmestø disse...

"Cry to heaven" e "Entrevista com o vampiro" disputam o estatuto de meu livro favorito da Anne Rice.
O "Cry to heaven" podia ganhar se não tivesse tanto sexo (não me queixo, porque descrições tão sumarentas de sexo gay não são de desprezar, mas é tanto e tão explícito que acaba por minar um pouco a estrutura da história que não é exactamente sobre sexo. Sempre achei que daria uma excelente ópera.)
A "Entrevista com o vampiro" é um excelente livro, e o filme, embora competente, não lhe chega aos calcanhares. Os volumes seguintes também são bons até ao "Memnoch, o demónio". Depois disso a vampirada começa a sofrer de tédio e falta de assunto.
Também gosto imenso de "A hora das bruxas" mas tem o problema do final que fica em aberto para a sequela.
Grande desapontamento com a NBC que andava a desenvolver uma série de 12 episódios baseados em "A hora das bruxas" e que acabou por abortar o projecto. Idiotas. Mas pode-se sempre rezar para que a HBO pegue na coisa...

João M disse...

Obrigado! Sabes se "Cry to heaven" está traduzido?

ps: esse do entrevista com o vampiro é o único que tenho.

Daniel J. Skråmestø disse...

Não faço idéia se o "Cry to heaven" está traduzido. Se estiver dever ser editado pela Europa-América, que é quem tem publicado os outros todos.