quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Noruega em norueguês


Hoje deu-me um ataque de saudades da Noruega (bastou ver os pilares de uma estação de metro de Oslo num video dos Flunk) por isso apeteceu-me ouvir musica norueguesa cantada em norueguês (existe!). Daí surgiu esta pequena colecção.

A primeira canção "Pille", é dos Folk & Røvere - Corria o ano de 1999 e esta canção abria o album "Oslo", o primeiro que comprei de uma banda norueguesa. A letra pode resumir-se a algo como "Estou deprimido, preciso de um comprimido". Mais norueguês não podia ser.

Seguem-se os Kaizers Orchestra cujas letras me passam completamente ao lado mas que têm um som do caraças.

Em "Helt Perfect" percebe-se como é que os Folk & Røvere se transformaram nos Flunk. A unica diferença é que passaram a cantar em inglês.

"Summarnatta" é uma canção "tradicional" norueguesa, aqui vestida com arranjos invulgarmente glamourosos na voz da Herborg Kråkevik (a Dulce Pontes da Noruega). A letra diz algo como "Não iremos desperdiçar esta noite de Verão a dormir". Pois claro que não, noites de verão tão luminosas como as da Noruega são para passear debaixo das árvores.

"Little Fuglen" é folclore norueguês (tipo "oliveirinha da serra") e é a história de um passarinho que cantava muito bem. Acordeão genial.

"Ladonia" é a grande batota desta lista porque é cantada em alemão, mas como não achei a Anneli Drecker a cantar em norueguês isto teve de servir. E lista de música norueguesa sem ela não vale nada. Além de que esta canção é tão deliciosamente épico-kitsch que tem de ser ouvida quando se tem a lagrimita ao canto do olho por saudades de um país longínquo.

Sem comentários: