segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Sugestao de Leitura


Foi finalmente editado em português (pela sempre atenta Saída de Emergência) o livro "As fogueiras de Deus" de Patrícia Anthony. Não se percebe como leva dez anos a chegar ao mercado português, mas enfim... mais vale tarde que nunca.
A capa e resumo da edição portuguesa parecem querer atirá-lo para o canto da ficção historica. A edição americana que tenho atira-o para a ficção científica com homenzinhos verdes (ou, neste caso, cinzentos). Cada editor lá sabe do seu mercado e ao fim e ao cabo esta história é quase daqueles monstros de sete cabeças e nenhum cavaleiro do marketing deve saber por onde lhe pegar.
Imaginem que no Portugal do séc. XVII, um padre da inquisição se vê confrontado com a queda de um ovni numa aldeola e que os dois extraterrestres sobreviventes dividem a opinião do povo. Serão anjos ou demónios? Devem ser reverenciados ou queimados na fogueira?
Com este insólito ponto de partida, que ao princípio é quase um episodio dos ficheiros secretos no séc XVII, a autora consegue uma bela fábula sobre a fé, a tolerância e o dever, e também uma crítica mordaz aos limites do conhecimento e à ilimitada estupidez humana.
Devia ser leitura obrigatória em aulas de escrita criativa em Portugal como exemplo de como construir uma história sólida e inteligente a partir de uma ideia improvável e quase ridícula.
E filme, ninguém faz?!

Sem comentários: