domingo, 3 de dezembro de 2006

Inesperadamente, Africa

Esta Sexta-feira o meu diafragma (músculo entre os pulmões e estômago) resolveu ter uma contracção e deixar-se ficar (contraído). Provavelmente nunca vos aconteceu uma destas, mas posso relatar que não é uma coisa nada agradável. Não se consegue encher os pulmões por completo porque cada inspiração provoca dores excruciantes.
Como mal me podia mexer resolvi ficar na cama sossegadinho a ler (devorar), primeiro " A agencia de mulheres detectives número 1" e depois "As lágrimas da girafa", os dois primeiros volumes da excelente série de livros escritos por Alexander McCall Smith sobre Mma Ramotswe, a primeira mulher detective do Botswana.

http://www.randomhouse.com/features/mccallsmith/books.html

No Sábado fui finalmente visto por duas médicas, ambas simpáticas angolanas que fizeram o favor de me apalpar, radiografar e espetar seringas no rabo. E, enquanto esperava que os músculos relaxassem, descobri no meu iPod o delicioso album "Dimanche à Bamako" do duo do Mali, Amadou & Mariam e tenho-o ouvido até à exaustão (merci Nu-nô!).

http://www.amadou-mariam.com/

O Domingo levou-me um pouco mais para o norte de Àfrica. A semana passada comprámos uma máquina de fazer pão e eu resolvi experimentar fazer um pão com Kamut, um cereal utilizado pelos antigos egípcios mas que tinha caído em desuso durante milhares de anos até que alguns grãos encontrados num túmulo egipcio por volta de 1949 germinaram e hoje já se planta um pouco por todo o mundo. Veredicto: o pão dos faraós era bastante bom.

www.kamut.com

Sem comentários: