segunda-feira, 4 de julho de 2005

Lusitanos

Este fim de semana fui para fora cá dentro e dei um pulinho até ao Luso e ao Buçaco.
Nunca lá tinha ido e soube muito bem passar 3 dias num sítio onde não há nada para fazer.

Foi bom passear na mata do Buçaco (estava a precisar de ver àrvores e pirilampos), foi bom comer boa comida (viva a Regueifa e a Barriga de Freira!) e foi bom nadar na piscina municipal que não tem ponta de cloro porque tem água corrente da fonte do Luso (não imagino maior luxo que ter uma piscina destas em casa).

Mas apesar de todos os pontos positivos, há sempre uma pontinha de tristeza que se infiltra quando se repara que a decadente estação de comboios ganhou o 1º prémio das estações floridas em 1954. Hoje uma pessoa pergunta-se se o comboio de facto pára ali no meio das silvas.

E depois, o país real dos domingueiros, que vêm à fonte encher os garrafões de água e estacionar com uma geleira debaixo de um eucalipto na beira da estrada, tentando abafar o ruido dos carros com o mais recente êxito de Kátia Kristina... que é coisa que não me pertubaria se por acaso os domingueiros parecessem felizes, mas quase todos parecem estar ali contrariados, irritados uns com os outros.

No comboio de volta, eu e o meu norueguês conversámos com um australiano em férias. É fácil concluir que os portugueses são um povo triste e que o que faz falta é animar a malta. Mas falta um ânimo que não seja só pão e circo, que é a resposta fácil do governo e das autarquias, mas não é deles que tem de vir o ânimo, é do próprio povo que tem de aprender a gostar de si mesmo e da sua terra.

Eu, da minha parte, gostei muito do Luso e tenho um bocadinho de orgulho das origens lusitanas.

PS- Alguém sabe onde se pode comprar regueifa em Lisboa??!!

2 comentários:

Anónimo disse...

qq. dia mando-te uma mas previno-te que as de agora já não têm a qualidade das de antigamente. as de minha casa eram de facto muito boas.

Daniel J. Skråmestø disse...

Não sei a que sabiam as de antigamente, mas a que comi era muito boa!!! Podes mandar quando quiseres!!!