quarta-feira, 6 de julho de 2005

No DVD - Wives and daughters

Acabei de ver mais uma série da BBC baseada num romance de Elisabeth Gaskel. Mais uma pequena pérola com excelente direcção de arte e bons desempenhos.
O mais curioso é fazer a comparação com a outra série que vi há umas semanas, o "North and South". Nessa, o universo aproximava-se mais de Dickens, em "Wives and daughters" aproxima-se mais de Jane Austen.
É a história da jovem Molly, filha do médico da aldeia, que vê a sua vida virada de pernas para o ar quando o pai resolve casar de novo com uma senhora que traz consigo também uma filha, de idade aproximada à de Molly.
Gaskel explora os choques entre classes sociais com um toque deliciosamente satírico, sem no entanto nunca tomar partido de ninguém. Nunca há personagens a preto e branco. As personagens boazinhas e inteligentes também têm rasgos de malvadez e tiradas estúpidas e vice versa.
Também o universo feminino é retratado com justiça e, passe as convenções sociais da época, as mulheres raramente são fúteis ou submissas.
É muito curioso descobrir assim uma autora que curiosamente tem ficado esquecida nas prateleiras das bibliotecas inglesas. Está na altura de lhe tirar o pó pois a sua premente modernidade o justifica. Palmas à BBC por esse trabalho.

Sem comentários: