terça-feira, 27 de novembro de 2007

O mestre da montanha

"Se a arte não for um remédio para a sociedade, é um veneno"

Alejandro Jodorowsky é principalmente conhecido em Portugal como argumentista de BD, responsável por marcos tão incontornáveis dessa arte como as séries do Incal (desenhada por Moebius), Cara de Lua (desenhada por Buoq) ou A casta dos Metabarões (desenhada por Juan Jiménez). No entanto a sua actividade artística começou no teatro e no cinema e, para alegria e deleite dos seus fãs, ficou recentemente disponível em DVD o filme "The Holy Mountain" de 1973.
Ver um filme feito no preciso ano em que nasci impôe-me claramente um perspectiva histórico-cultural, mas este filme chegou-me aos olhos como uma das obras cinematográficas mais estimulantes que vi em toda a minha vida.
É certo que se acham muitos pontos de contacto com Pasolini, Fellini e outros similares dessa safra dos anos 70 até ao David Lynch dos anos 80/90 (com quem, aliás, Jodorowsky trabalhou em "Dune"), mas o que o destaca enquanto autor e torna o "esquecimento" da sua obra cinematográfica numa tremenda injustiça é a capacidade de tecer as suas cenas de surrealismo delirante (e visualmente visionárias (perdoem o pleonasmo)) numa narrativa coerente e singularmente lúcida. Principalmente porque é um contador de histórias visuais que não atrasa a narrativa por se apaixonar pelas suas próprias imagens (o pecado fatal de muito realizador português). Toda a pirotecnia visual acontece derivada de um propósito narrativo. Nada é gratuito, percebemos no final.
"The Holy mountain" é daqueles filmes que não se acredita que existam até se ver com os próprio olhos. Mas a sua maior qualidade, e o que torna suportável e relevante toda a violência, escatologia, profanidade e bizarria, é uma profunda, intensa e sensível humanidade. Vejam. Pelo menos garanto que não se irão aborrecer.



Sobre Jodorowsky

O curioso texto de Jodorowsky: "Como fazer cinema, em 11 lições"

Edição DVD americana
Edição DVD inglesa